História da Arte Brasileira
Pag Site HA Brasileira

Sobre o Curso

O curso pretende, através da análise e da discussão direta das imagens das obras, traçar um panorama cronológico das artes visuais no Brasil, bem como dos contextos culturais, históricos e sociais dos diversos períodos da história do país.

 

Duração: 3 meses

Início: 28/02/2018 - Aula inaugural gratuita e aberta ao público!

Às quartas-feiras, das 19h às 21h

Valor promocional com 30% de desconto!

Vagas limitadas! Ligue, se informe e reserve a sua!

 

Programa do Curso

Aula 01: Introdução; apresentação do curso; definição de arte brasileira.

Aula 02: A arte da pré-história brasileira; a arte indígena. O Brasil visto pelo olhar dos artistas viajantes estrangeiros.

Aula 03: Introdução ao Barroco. A arquitetura das igrejas em Salvador e no Rio de Janeiro. A escultura de Mestre Valentim no Rio de Janeiro.

Aula 04: Barroco e Rococó em Minas. Arquitetura, escultura e talha de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A pintura de Manoel da Costa Ataíde.

Aula 05: A Missão Artística Francesa e os primeiros anos da Academia Imperial de Belas-Artes. Jean-Baptiste Debret e a “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”

Aula 06: Os anos do apogeu da Academia. As pinturas de batalhas e de temas históricos. As obras de Victor Meirelles e Pedro Américo.

Aula 07: O homem, o campo e a cidade: novos temas na pintura acadêmica no final do século XIX e início do XX. A obra de Almeida Júnior, Eliseu Visconti e Antônio Parreiras.

Aula 08: O modernismo. A “semana de Arte Moderna” e as obras dos modernistas na década de 1920. As obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Victor Brecheret e Tarsila do Amaral.

Aula 09: A difusão do modernismo 1930-50. A obra de Portinari, Guignard, Flávio de Carvalho. A gravura e a obra de Oswaldo Goeldi.

Aula 10: Panorama da arquitetura, 1840-1960. As obras de Oscar Niemeyer. Brasilia.

Aula 11: A emergência da arte abstrata. As Bienais e os surgimentos dos museus de arte moderna e do Masp. Arte concretista no Rio e em São Paulo. Outras tendências da arte abstrata. A obra de Alfredo Volpi.

Aula 12: Novas propostas nas décadas de 1960-70. O Neoconcretismo. A influência da Pop Art e da arte conceitual. A obra de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles.

Aula 13: Panorama recente: 1980-2010. O retorno da pintura nos anos 1980. As obras de Tunga, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Vik Muniz.



Professor: Filipe Masiero    
filipe-site      Começou a desenhar copiando ilustradores de HQ's americanas. Foi para a universidade para estudar pintura clássica. Adora arquitetura e, além dos cursos da Pandora, ensina história da arte. Confuso? De forma alguma. Acredita na arte como uma manifestação do pensamento, e como tal, exige do artista uma formação mais abrangente possível. Formou-se em Artes Visuais na Unicamp em 2007 onde estudou desenho, pintura, fotografia, gravura, história da arte e pratica sobretudo pintura à óleo e guache, sendo um boa parte de seus melhores trabalhos constituída de retratos, seu gênero favorito. Suas áreas de interesse hoje são pintura, desenho, arquitetura, cinema e história, além de ser fanático por futebol e séries de TV.